1334 Views |  Like

Passos a seguir para ter uma casa ao estilo escandinavo

Quantos de nós estamos – sem saber – apaixonados pelo estilo e design escandinavo? Luz, plantas, madeira, decoração simples: deixamos aqui uma lista das características mais populares deste estilo que todos adoramos e que podem seguir se quiserem ter uma casa arrumada e cheia de luz:

Sem tapetes

Os tapetes nunca foram um must-have no estilo escandinavo. Em vez disso, o revestimento – por norma em madeira – faz parte da decoração. Ainda assim, quando utilizados, optam por padrões geométricos ou pequenos tapetes que imitam as peles de ovelha.

tapetes

Branco é a cor protagonista

Como os invernos são tão longos e escuros, os interiores escandinavos geralmente são pintados de branco para ajudar a manter os espaços mais iluminados. Mesmo quando há uma combinação de cores, as escolhas recaem sempre sobre os tons suaves e pastel, para manter todas as divisões da casa uniformes e brilhantes. A iluminação natural é também aproveitada ao máximo!

branco

Madeira

Quer seja no chão, nas paredes, em armários ou brinquedos, o design escandinavo inclui muita madeira. Mas nem toda a madeira é a ideal. De acordo com seu tema de luz, as madeiras usadas no design escandinavo são geralmente madeiras claras.

madeira

Mobiliário reduzido e arrumação, sempre!

Em tempos mais antigos, as casas escandinavas eram muito pequenas, o que não permitia que as divisões tivessem muitos móveis ou adereços. Hoje em dia, apesar de terem casas com áreas maiores e com mais espaço, a ideia de manter o espaço livre e sempre arrumado, com poucas coisas em cada divisão, permaneceu um aspeto importante do design escandinavo.

mobiliario reduzido

Verdes!

Para ajudar a iluminar os espaços e trazer alguma vida, as plantas são encontradas em muitos lares escandinavos, quer seja em ilustrações ou fotografias em molduras, ou plantas naturais.

verdes

Molduras everywhere

Se há decoração que se destaca nas casas escandinavas, de forma a criar alguma dinâmica nas paredes, é a composição de molduras. Maiores, mais pequenas, quadradas ou retangulares, preenchem espaços vazios, sem criar uma grande desordem na decoração e principalmente, sem ocupar espaço.

molduras1molduras2

Texto: Ana Suzel
Fotografia: Direitos Reservados