1285 Views |  Like

Fika: A arte de beber café e comer um bolo

Fabian Schmid é um suíço que se apaixonou por todas as coisas que envolvem a cultura sueca e o seu dia-a-dia. Enquanto estudante de Audiovisual, para o seu projeto de final de estudos, na Universidade de Artes de Zurique, Fabian escolhe fazer uma web series, em seis partes, sobre um dos aspetos culturais que, enquanto estudava na Suécia, mais apreciou (sendo um apreciador de café e de comida): o conceito de fika.

Fika é traduzível literalmente enquanto “tomar café”, mas, num sentido mais lato, engloba mais do que apenas isso. É também a apreciação do café enquanto atividade social; uma pausa do trabalho (ou de outras atividades), normalmente café ou chá; um pequeno lanche (ou segundo pequeno-almoço, se for de manhã), semelhante à noção inglesa de “chá das cinco”. Contudo, apesar de ser traduzível, muitos suecos insistem que não o é realmente, dado que representa bem mais do que simples degustação; é também um momento de convívio e de partilha, ou mesmo de concentração e relaxamento pessoal. É, sem dúvida, uma parte integral da cultura sueca, cheia de histórias à sua volta e muito estimada.

Em baixo, está o primeiro vídeo desta série e aqui podem ver os restantes. E, se quiserem ler mais sobre o assunto, deixo aqui a sugestão do Fika: The Art of the Swedish Coffee Break, with Recipes for Pastries, Breads, and Other Treats.



fika

Texto: Ana Cabral Martins
Fotografia e Vídeo: Direitos Reservados