937 Views |  Like

Curtas Vila do Conde 2016: os Vencedores

Já terminou a 24ª edição do Curtas Vila do Conde, e já foram anunciados os grandes vencedores.

Na Competição Internacional, foi o filme israelita From the Diary of a Wedding Photographer de Nadav Lapid a vencer o Grande Prémio, e Limbo de Konstantina Kotzamani a vencer o prémio de Melhor Ficção. Para além destes, outros grandes destaques foram para Notes from Sometime, Later, Maybe de Roger Gómez e Dani Resines (Melhor Curta Documental), Decorado de Alberto Vázquez (Melhor Curta de Animação e ainda Prémio do Público) e Home de Daniel Mulloy (Melhor Curta Europeia).

CI_limbo_1
Limbo – Konstantina Kotzamani

 


Na Competição Nacional destaca-se António, Lindo António de Ana Maria Gomes como o grande vencedor de Melhor Filme e também do Prémio do Público, tendo Gabriel Abrantes vencido o prémio de Melhor Realização, através de A Brief History of Princess X.

CN_antoniolindoantonio_04
António, Lindo António – Ana Maria Gomes



Na secção Take One!, dedicada a filmes e projetos criados no âmbito escolar, foi a curta Pronto Era Assim de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues que conquistou o grande prémio. Este filme será agora inscrito num circuito internacional de festivais de cinema, com o apoio da Agência da Curta Metragem.

TO_prontoeraassim_2
Pronto Era Assim – Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues



Na Competição Experimental foi Bending to Earth de Rosa Barba a vencer, e Moon de Robert Kondo e Daisuke Tsutsumi vence na categoria das Curtinhas.

Aguardamos pelo próximo ano, com mais cinema e grandes nomes que merecem todo o destaque, neste festival da sétima arte, que agita Vila do Conde.


Texto: Ana Suzel
Fotografia: Direitos Reservados