1499 Views |  Like

A Padaria Portuguesa by Joana Astolfi

Inaugurou, na passada sexta-feira, a 40ª loja da rede A Padaria Portuguesa, e de forma a comemorar o número, este espaço vem fugir à decoração standard que todos conhecemos.

Situada no número 102 da rua D. Pedro V, no Príncipe Real, esta é a primeira loja de autor, assinada pelo Studio Astolfi, fundado pela arquiteta Joana Astolfi.

Quem entra no espaço sente o ambiente de uma padaria, onde todos os detalhes se unem numa verdadeira comemoração do pão. As habituais caixas de senhas são substituídas por madeira escura, o menu ganha um traço desenhado à mão, e existem diversos pormenores que remetem para as padarias tradicionais.
O pão, que é habitualmente visto nas montras — e criado com massa morta para durar mais de 40 anos —, encontra-se espalhado por toda a loja. Seja em forma de tela na sala principal, ou a substituir os tijolos na “casinha do pão” (uma sala a caminho da “sala da lenha”), todo o espaço é criado com pão, ou faz referência a ele.
A bicicleta à entrada, presente em quase todas as lojas, surge agora pendurada na parede, como mais um objeto de decoração neste local acolhedor, transportando-nos para um mundo antigo e de conforto, marcado pela diferença.

A Magnética Magazine esteve presente na abertura, e para quem ainda não foi comprar um pão de Deus a esta loja no Príncipe Real, vejam o vídeo, e passem por lá:



IMG_0267

IMG_0273

IMG_0189

IMG_0185

Texto: Ana Suzel
Fotografia e Vídeo: Alexandre Murtinheira