232 Views |  Like

2 mil pessoas agarram o MANIfesto de Fiumani

O mais recente solo show do artista italiano foi inaugurado a 1 de fevereiro, na CAVE TODOS, em Marvila. Cerca de 2000 pessoas manifestaram-se na estreia, subscrevendo o protesto visual de Fiumani por um mundo melhor.

Design, escultura, instalações luminosas e objetos customizados deram vida à mensagem crua, irónica e bem-humorada de MANIfesto numa noite de surpresas. Entre elas, a performance coordenada pela coreógrafa Sofia Soromenho. Uma metáfora para a libertação mental numa sociedade alienada a atravessar uma inversão de valores.

A variedade de formas de expressão partiu de uma vontade do autor: “Não queria que as pessoas ficassem agarradas só às telas. Queria que isto fosse uma viagem pelo mundo das artes a 3600.” O objetivo: “provocar o público”, numa abordagem “completamente ausente de regras”, explicou o autor da exposição.

Com curadoria assinada pelo Departamento e Bruno Pereira, a mostra é um convite ao pensamento e um desafio à ação em peças como uma bicicleta cujos pedais ligam a note-to-self de inspiração pessoana “Tenho em mim todas as responsabilidades do mundo.”

A inauguração contou com a presença de alguns rostos conhecidos do grande público, como Agir, David Fonseca e Ana Sofia Martins.

Quem ainda não teve oportunidade de passar pela mostra pode fazê-lo sexta-feira e sábado, das 18h às 21h.

DSCF6826DSCF6730DSCF6740DSCF6775DSCF6803DSCF6815