513 Visualizações |  Gosto

Underscore – música e cinema num só festival

Lisboa tem um novo festival, o Underscore – Festival de Música, Som, Imagem em Movimento e Arquivo – que começou ontem e termina a 17 de junho.

O festival irá contar com múltiplos eventos e atividades – concertos-cinema, conversas e workshops – que terão lugar no Centro Cultural de Belém, Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. O objetivo é “alargar progressivamente o espectro do Underscore para constituir uma base de encontro e discussão sobre a música e o som na sua relação com a imagem em movimento”, lê-se na página do festival no Facebook.

O evento arrancou ontem, terça-feira, com a exibição de O Homem Forte (1929), de Henryk Szaro, com música original e acompanhamento do grupo Pink Freud. Esta quarta-feira, o Cinema São Jorge exibe a Sonata de Kreutzer, romance clássico de Tolstoi, transformado em filme por Gustav Machatý, em 1927,que contará com a música original e acompanhamento de Pavel Fajt, juntamente com as portuguesas Maria do Mar e Maria Radich.

Destaque ainda para a exibição de Mulheres da Beira, de Rino Lupo, no dia 16, com composição original e acompanhamento musical ao piano de Nicholas McNair, e para o evento Oficina para Famílias, no dia 17, em que serão exibidos Os contos de Fadas de Lotte Reiniger, com acompanhamento de Neil Brand, figura maior da composição e performance para cinema mudo britânico, e da performer portuguesa Sónia Baptista.

O Underscore está inserido na programação oficial das Festas de Lisboa ’17.

Texto: Magnética Magazine
Fotografia: Direitos Reservados