602 Visualizações |  Gosto

Uma implosão de ilustrações na Galeria Verso Branco

É na Galeria Verso Branco que a plataforma IMPLOSÃO abre a época do ciclo de exposições em Lisboa. Esta é uma plataforma de ilustradores formados na ESAD das Caldas da Rainha, criada inicialmente com o objetivo de reunir todos os ilustradores numa só exposição, de forma a promover a troca de experiências e técnicas.

É João Carola que abre este ciclo de exposições, com uma mostra a solo de nome “Entras ou Sais? Imagens sobre quem e onde” levando várias ilustrações às paredes da galeria Verso Branco, onde ficarão até ao próximo dia 15 de março.

Paralelamente à exposição, foi também lançado o N.º 2 da Folha de Sala, uma publicação a cargo da plataforma e que aqui se gera a partir das mãos do artista João Carola. A sua exposição começa por trabalhar o desconforto de alguém que se muda das Caldas da Rainha para a azáfama de Lisboa, mas aos poucos se transforma numa exposição que “já não era tanto a relação de desconforto que me interessava, mas explorar as diferentes dinâmicas entre nós e o espaço que nos rodeia, entre nós e o nosso espaço interior, entre o corpo e o espaço da página e da vinheta” como se pode ler na sua entrevista na Folha de Sala.

Para quem ainda não viu a exposição, pode ver aqui algumas imagens e visitar a galeria até dia 15 de março.

“Entre o corpo e o espaço que o envolve, existe uma relação dinâmica que convida o movimento e a transformação. Nós respondemos ao espaço envolvente adaptando-nos ou modificando-o e este nunca pára de influenciar a maneira como interagimos. Mas e quando o corpo se torna no espaço, ou quando o espaço se evade do mundo físico, o que muda nessa relação?”

IMG_0918 IMG_0924 copy IMG_0925 copy IMG_0928 IMG_0931

Texto: Ana Suzel
Fotografia: Direitos Reservados