2062 Visualizações |  4

Um livro por dentro e por fora

Com muita experiência a trabalhar no mundo editorial – onde desempenhou e desempenha vários papéis, agora como freelancer –, Rita Canas Mendes decidiu colocar o seu conhecimento ao serviço de todas as pessoas que gostavam de publicar um livro. “Nas editoras, as pessoas pareciam muito perdidas e eu sabia que fazia falta um guia prático destes,” diz-nos. Falamos de Como Publicar o Seu Livro (Bertrand Editora), um livro que não é só um guia prático, mas também uma excelente visita guiada que o subtítulo anuncia: O mundo editorial por dentro e por fora.

“A ideia foi minha, tive-a em 2012,” revela a autora. “Fui fazendo aos bocadinhos, à medida que tinha tempo. Só falei com a Bertrand depois de ter o livro todo finalizado e eles receberam muito bem a ideia.” Apesar do seu vasto conhecimento do relativamente pequeno meio editorial português, Rita decidiu não usar os muitos contactos que tem. “Escrevi a três editoras com quem não tinha qualquer tipo de contacto. Queria que fosse uma abordagem neutra. Depois o processo foi fácil porque eu já sabia como é que se passava. Tendo escrito o livro, foi só seguir os meus próprios conselhos [risos].”

rcm1

Alguém que cometa alguns dos erros de que Rita fala no livro corre sérios riscos de ver a sua obra rejeitada pelas editoras – ou mesmo ignorada. Os editores recebem centenas e centenas de originais; a única forma de conseguir fazer a seleção, é com uma triagem que rejeita de imediato os que não interessam. Neste livro, Rita Canas Mendes não ensina a escrever bem – há muitos livros úteis para quem desejar essa ajuda. A ideia é guiar as pessoas que já têm uma obra escrita, ainda não publicada, no processo de o submeter à apreciação das editoras. Aqui fala-se da formatação do documento, das opções editoriais que existem, de vanity presses, de contratos, de marketing, etc.

Para o futuro, Rita tem “várias ideias de coisas para escrever. Desde livros infantis, vários contos a marinar na gaveta, não tenho um romance em vista. Nem sei se algum dia seria capaz de me dedicar a uma coisa tão extensa.” Acho que ninguém duvida que serão submetidos às editoras nas condições ideias. Como a qualidade de escrita também está lá, é só uma questão de tempo até termos mais livros da Rita Canas Mendes nas livrarias.

Como todos os conselhos que dá são inúteis se não soubermos o que é um livro – sim, toda a gente sabe o que é, mas nem toda a gente os conhece bem –, Rita Canas Mendes faz-nos uma visita guiada exclusiva: um livro por dentro e por fora. O pano de fundo é a livraria Ler Devagar, que aceitou gentilmente servir de cenário para o vídeo.



rcm2

rcm3

Texto: Gonçalo Mira
Vídeo e Fotografia: Alexandre Murtinheira

Etiquetas

#livro #livros