376 Visualizações |  Gosto

“Tôzai!..” na Culturgest

Dos espetáculos de bunkaru, no Japão, de Emmanuelle Huyhn, “retém a atenção, a ritualização do momento de expetativa que precede a subida da cortina, o primeiro movimento”, lê-se na nota de apresentação do espetáculo de dança Tôzai!…, que a Culturgest recebe nos dias 7 e 8 de abril.

A coreógrafa explora a gestualidade da preparação e a génese do movimento nesta dança, em que os corpos dos bailarinos exprimem “a excitação, a espera que passa do frenesim das danças livres de Joséphine Baker, ao controlo e à precisão ordenada da tradição, dobrando-se e desdobrando-se e desenvolvendo gestos vindos de longe, de há muito tempo, ou ainda por vir”.

Com direção técnica de Ludovic Rivière e Virginie Galas, o espetáculo é interpretado por Katerina Andreou, Jérome Andrieu, Bryan Campbell, Volmir Cordeiro, Madeleine Fournier e a própria Emmanuelle Huynh.

No dia 7, sexta-feira, haverá uma conversa com os artistas após o espetáculo, que tem o apoio do Institut Français du Portugal / Embassade de France au Portugal no âmbito do foco sobre a criação contemporânea francesa em 2017.

Texto: Magnética Magazine
Fotografia: Direitos Reservados