743 Visualizações |  Gosto

Spike Jonze & KENZO: este não é o típico anúncio de perfume

O Spike Jonze é um realizador – conhecido por filmes como Inadaptado (2002), O Sítio das Coisas Selvagens (2009), Uma História de Amor (2013) – que sempre se destacou por fazer coisas que erram sempre para um lado estranho, inabitual e excêntrico, mas, ao mesmo tempo, deslumbrante.

Jonze destaca-se igualmente pela variedade do seu trabalho, sempre dentro desta estética. Ele realizou anúncios que se tornaram clássicos: o “Crazy Legs” para a Levi’s, o “Hello Tomorrow” para a Adidas ou o adorável “Lamp” para o Ikea, pelo qual ganhou um prémio em 2003. Além do seu trabalho no mundo da publicidade, Spike Jonze também faz vídeos para bandas que, também eles, já se tornaram pequenos clássicos. A lista é extensa: desde o “Buddy Holly” dos Weezer, do “Sabotage” dos Beastie Boys, o “It’s Oh So Quiet” da Björk, “Praise You” de Fatboy Slim, até a “Only One ft. Paul McCartney” do Kanye West e “Afterlife” para os Arcade Fire (com a Greta Gerwig). Um dos mais icónicos – sim, merece totalmente esta adjetivação – dos seus vídeos é, sem dúvida, para a música “Weapon of Choice” de Fatboy Slim, em que um magnífico, Fred Astaire-esco Christopher Walken dança maravilhosamente, desafiando a gravidade espantosamente. É exatamente nesta veia que nos chega a sua curta-também-anúncio em colaboração com a KENZO.

Para o anúncio do perfume KENZO World – Le nouveau parfum, Jonze pega também numa atriz que dança, incrível e inesperadamente, neste divertido e totalmente louco anúncio – intitulado “My Mutant Brain”. Nele, a atriz e antiga danceuse Margaret Qualley, da série The Leftovers (uma das melhores coisas a acontecer na televisão americana nos dias que correm e criminalmente subvalorizada). Qualley explica a subversão que se está a tentar com este anúncio: “Quando pensamos em campanhas de perfumes, pensamos numa rapariga bonita com um frasco. Este clip é exatamente o oposto. É muito multifacetado e diferente; apanha o espectador de surpresa”. Nele, Qualley é uma socialite aborrecida que é liberta de uma noite de aborrecimento e ennui profundo da maneira mais Jonze-esca possível.

E sem mais delongas, o vídeo:

Texto: Ana Cabral Martins
Fotografia: Direitos Reservados