647 Visualizações |  Gosto

SEAT x Solid Dogma: explosões verticais, carros e obras de arte

No final de julho, assistimos ao desvendar de uma obra de arte, produto de uma colaboração entre o duo criativo Solid Dogma (Pedro Pires e Alexandre Farto a.k.a. Vhils) e a SEAT, a propósito do lançamento do novo SUV* da marca, o Ateca.

O nosso vídeo, para além de mostrar a apresentação do SUV e o desvendamento da obra da dupla Solid Dogma, inclui também uma pequena entrevista a Teresa Lameiras, Diretora de Marketing e Comunicação da SEAT Portugal, sobre o desafio de lançar o primeiro SUV da SEAT e a importância de contribuir com algo artístico e perdurável como a obra de arte:





Esta apresentação do SEAT Ateca ocorreu no Bairro dos Museus de Cascais, em frente ao Centro Cultural da vila. Esta localização – quer da apresentação do veículo, quer do posicionamento da obra de arte criada pela Solid Dogma – é o resultado de uma pareceria da SEAT com a Câmara Municipal de Cascais, que inclui o patrocínio das Festas do Mar na vila. Cascais apresentou-se também com local ideal para o lançamento deste primeiro SUV da marca – pela variedade do piso, da paisagem e da geografia – bem como o sítio perfeito para expor a obra que resultou da oportunidade de criar algo com a Solid Dogma, especializada em ativação de marcas e no poder cultural através da arte.

Esta foi, por sua vez, uma oportunidade que surgiu de um desejo da SEAT de marcar o lançamento histórico com algo inesquecível e durador, sendo que a obra de arte é uma homenagem à vila de Cascais e ao seu emblemático mar através de uma imagem de um pescador.

Pedro Pires sublinha que, apesar de todos os trabalhos serem sempre “desafiantes e únicos”, a este acresce o facto de terem utilizado uma técnica inédita em que, pela primeira vez, utilizam uma explosão vertical para dar origem à obra. A colaboração entre os Solid Dogma e a SEAT começa com um filme em que é realizada uma pequena viagem por Cascais, com a atriz Sara Matos a conduzir o SUV, seguindo por percursos obrigatórios para o SEAT Ateca como a cidade, o mar e a montanha. Este filme, que pode ser visto na página de Facebook da marca, culmina na criação, através de uma explosão vertical, da obra.

Na inauguração estiveram presentes o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, o Diretor Geral da SEAT, Marc Bisbe, e os autores da obra Pedro Pires e Alexandre Farto.


ateca cascais0021web


*Veículo utilitário desportivo, do inglês “sport utility vehicle”.


Texto: Ana Cabral Martins
Fotografia e Vídeo: Alexandre Murtinheira