289 Visualizações |  Gosto

Porto vai ter festival dedicado ao cinema da Europa de Leste

Ontem foram apresentadas, no Cinema Passos Manuel, no Porto, três curtas-metragens polacas, bem como o filme Chuck Norris vs Communism, da realizadora romena Ilinca Calugareanu, no âmbito da primeira edição do BEAST – Festival Internacional de Cinema, dedicado aos filmes da Europa de Leste.

No mesmo dia foi apresentado o site do festival, que vai realizar-se em setembro, também no Porto, durante quatro dias (21 a 24). “Pretendemos trazer algo novo, quase inesperado, mas principalmente queremos promover a cultura contemporânea da Europa de Leste, encurtar distâncias, aproximar pessoas com quem temos, na verdade, tanto em comum”, lê-se em comunicado divulgado pela organização do festival, que está a cargo da PlusEast — Associação Cultural, Câmara Municipal do Porto, Europe Direct Porto e Cineclube, em parceria com a Câmara do Comércio Polaco-Polónia e o Instituto Cultural Adam Mickiewicz.

Durante o festival, vão ser apresentados no total 20 filmes “dos Bálticos aos Balcãs”. Ao mesmo tempo, a organização do evento propõe-se “mostrar o trabalho de vários realizadores portugueses que estudaram em escolas de cinema ou produziram os seus filmes nestes países”.

Cada edição do BEAST, lê-se ainda no comunicado, terá “um país em destaque”. Para este primeiro ano, foi escolhida a Polónia, um país “reconhecido por todos como um polo de excelência na produção cinematográfica”, com cineastas como Krzysztof Kieslowski, Wojciech Smarzowski ou Andrzej Wajda, além de “grandes jovens talentos”.

Texto: Magnética Magazine
Fotografia: Direitos Reservados