326 Visualizações |  Gosto

OPEN HOUSE 2017

Chegou a Portugal em 2012 sob a premissa de aproximar as pessoas à arquitectura, e hoje, cinco anos depois, continua como um dos mais relevantes exercícios de descoberta das cidades. O Open House regressa este ano, numa iniciativa a dois tempos onde o Porto e Lisboa voltam a abrir portas durante dois dias.

Ao todo serão mais de 70 os espaços a visita, divididos entre quatro cidades: Lisboa, Porto, Gaia e Matosinhos. O evento arranca no norte este fim de semana, dias 1 e 2, e chega à capital em setembro, dias 23 e 24. De portas abertas estarão alguns dos mais emblemáticos edifícios das várias malhas urbanas como o Terminal de cruzeiros do porto de Leixões, o Túnel de São Bento – Campanhã ou o Quartel da Serra do Pilar.

Em Lisboa a iniciativa tem a curadoria a cargo das arquitectas Catarina e Rita Almada Negreiros, sendo possível, no entanto, a sugestão de alguns dos espaços a integrar a contenda através do preenchimento de um formulário online. Das edições passadas fizeram parte, entre outros, a Ponte 25 de Abril, o Supremo Tribunal de Justiça ou o Reservatório da Patriarcal.

As visitas dividem-se entre o formato livre, (sem acompanhamento dentro do horário indicado), acompanhadas, (é dado a conhecer o espaço ao detalhe, através de uma equipa de voluntários presentes no local), ou comentada, (onde o autor do projecto arquitectónico ou um especialista convidado conduzem a visita).

Mais informação através do site oficial do Open House Porto ou Open House Lisboa.

Texto: Tiago Neto
Fotografia: Direitos Reservados