854 Visualizações |  1

O tão esperado regresso da Coleção Vampiro

No início de 2015, a Porto Editora anunciou a compra da Livros do Brasil e o relançamento da mítica coleção Dois Mundos, onde estavam publicados muitos dos clássicos da literatura do século XX, de Albert Camus a John Steinbeck, passando por muitos outros como Hemingway ou Malraux. A nova versão da coleção inclui algumas reedições, mas também livros anteriormente inéditos em Portugal.

Pouco mais de um ano depois, a Livros do Brasil acaba de anunciar o regresso de outra coleção mítica: a Vampiro. Criada no final dos anos 1940 para divulgar o género policial a preços acessíveis, e tendo publicado mais de 700 livros, a coleção Vampiro “marcou gerações de leitores e a história da edição em Portugal,” lê-se no comunicado de impresa. Entre os muitos nomes míticos do género, publicaram Raymond Chandler, Agatha Christie ou Rex Stout, por exemplo.

Para o relançamento da Vampiro, a editora traz-nos duas reedições: Os Crimes do Bispo, de S. S. Van Dine, e Vivenda Calamidade, de Ellery Queen (pseudónimo conjunto de dois autores que escreviam em dupla). Ambos com capas do estúdio Ideias com Peso, inspiradas no grafismo clássico da coleção original, os livros mantêm o formato de bolso que caracterizava a Vampiro, mas com acabamentos modernos. Cada livro custa 7,70€, mantendo a tradição de ser uma coleção acessível.

Tal como aconteceu com a Dois Mundos, também a Vampiro publicará inéditos, além de reedições de alguns clássicos do policial.

IMG_0641

IMG_0636

Texto: Gonçalo Mira
Fotografia: Alexandre Murtinheira