1090 Visualizações |  Gosto

O POSTER visto pelos moradores

O POSTER mostra 2016 já terminou a sua programação, mas ainda pode ir espreitar os posters, que ficarão afixados nas paredes de Marvila até ao dia 7 de julho. A Magnética esteve numa das últimas visitas guiadas, onde estiveram presentes alguns moradores do bairro, curiosos para saber mais sobre este projeto organizado pelo Departamento e patrocinado pela Staples.

O senhor Adelino Fonseca, nascido e criado na freguesia, passou a visita a contar curiosidades sobre os vários lugares por onde passávamos. Sobre a chegada de gente nova à zona, com galerias e ateliers e diversos projetos como o POSTER, diz não ter nada contra. Acha que é uma rejuvenização positiva… desde que não lhe pisem os calos!

Djanira Costa, arquiteta e artista brasileira a viver no mesmo prédio do senhor Adelino há apenas três meses, tem uma opinião mais crítica sobre esta gentrificação. Reconhece, claro, pontos positivos nas mudanças que têm acontecido no bairro, mas não deixa de ter algumas reservas. No caso concreto do POSTER, Djanira gostaria de ter participado, dando o seu contributo ao projeto, mas quando soube da sua existência já foi tarde. Aqui fica o testemunho em vídeo de Djanira Costa:


djanira

visita2

visita3

Texto: Gonçalo Mira
Fotografia e Vídeo: Alexandre Murtinheira