1159 Visualizações |  1

Museo Atlantico, obras de arte submersas

Já foi instalado o primeiro conjunto de esculturas no Museu Atlantico, nas Ilhas Canárias, o único museu de arte contemporânea subaquática na Europa e no Oceano Atlântico.
A 14 metros de profundidade, na costa de Lanzarote, o artista britânico Jason Decaires Taylor colocou uma série de esculturas no fundo do oceano: um conjunto de obras figurativas que retratam assuntos globais, bem como um jardim botânico afundado.
A instalação principal, designada “The Rubicon”, apresenta 35 figuras a caminhar para um portão, como se de um portal para outro mundo se tratasse. O mar de pessoas é meticulosamente esculpido com características anatómicas realistas, mostrando cada corpo humano como se tivesse sido congelado no tempo.
Uma outra instalação em destaque é “The Raft of Lampedusa” que pretende descrever uma das crise humanitárias mais atuais, através de um barco com várias figuras que procuram desesperadamente ajuda e tratamento, e que tem como inspiração a obra “A Jangada da Medusa” do pintor francês Théodore Gericault.

Este museu vai estar aberto para mergulhadores a partir do dia 25 de fevereiro.


jason-decaires-taylor-underwater-museum-lanzarote-spain-museo-atlantico-designboom-013


jason-decaires-taylor-underwater-museum-lanzarote-spain-museo-atlantico-designboom-012


jason-decaires-taylor-underwater-museum-lanzarote-spain-museo-atlantico-designboom-06


jason-decaires-taylor-underwater-museum-lanzarote-spain-museo-atlantico-designboom-07


jason-decaires-taylor-underwater-museum-lanzarote-spain-museo-atlantico-designboom-014


Texto: Ana Suzel
Fotografia: Direitos Reservados