630 Visualizações |  Gosto

“History”. Uma história de uma família e de um país

A Culturgest, em Lisboa, acolheu esta semana o documentário ao vivo History History History, numa sessão dupla, na quarta e na quinta-feira. Criado pela escritora, performer e dramaturgista Deborah Pearson, o espetáculo, que envolve a projeção de um filme e reprodução de entrevistas gravadas com membros da família da Pearson, é o resultado de uma tentativa de reconstruir a história do avô da artista canadiana, o qual deixou a Hungria após a revolução de 1956, que levou milhares de pessoas às ruas em protestos contra as políticas impostas pelo governo da República Popular da Hungria e pela antiga União Soviética.

Antes de partir com a mulher e os filhos, o avô, que sempre sonhara ser uma estrela de cinema, desempenhou, porém, um papel numa comédia húngara de futebol, que não pôde estrear nesse ano de 1956 precisamente por causa da revolução, que transformou o cinema onde ele iria ser exibido num verdadeiro campo de batalha. Foi ao ver esse filme, muitos anos após a sua estreia, e acompanhada pela mãe, que Deborah Pearson sentiu vontade de saber mais sobre este homem que só vira três vezes na vida e que era para si praticamente um desconhecido.

Durante o espetáculo, o filme, traduzido livremente e com muito humor por Pearson, está a ser projetado no ecrã, e mesmo quando não está a ser projetado no ecrã (a artista interrompe a projeção ora para falar ora para nos deixar ouvir a voz da avó, em entrevistas gravadas), é possível vê-lo num ecrã mais pequeno, junto ao palco. O espetáculo termina quando o filme termina.

Deborah Pearson, que vive atualmente no Reino Unido e é uma das diretoras do coletivo de artistas Forest Fringe, esteve na Culturgest pela terceira vez, depois de Like You Were Before (2012) e The Future Show (2014).

Texto: Magnética Magazine
Fotografia: Direitos Reservados