910 Visualizações |  Gosto

Frank Stella, uma retrospetiva

O Whitney Museum of American Art, em Nova Iorque, tem patente a exposição Frank Stella: A Retrospective, apresentando várias obras de um dos artistas contemporâneos mais importantes dos Estados Unidos da América.
Esta é uma exposição que representa detalhadamente a carreira do artista de 79 anos, bem como o seu percurso até à data, mostrando ao público obras desde meados dos anos 50, de onde se pode observar pinturas, maquetas, esculturas e desenhos.

frank-stella_harran-ii_1967_silo_v1_2340_800_800 - Cópia

Frank Stella iniciou o seu percurso artístico na Universidade de Princeton, passando pelo Expressionismo Abstrato e tornando-se, na década de 60, um dos maiores representantes do Abstracionismo Geométrico e da Arte Minimal.
Foi em 1960, também em Nova Iorque, que apresentou a sua primeira exposição individual, na Galeria Leio Castelli. Esteve pela primeira vez no Whitney Museum em 1962, voltando agora para a sua retrospetiva.

029_fs_whitebk_c_silo_800_800

Ora num registo mais sóbrio e de cores escuras e neutras, ora em telas onde a cor é a grande protagonista, Frank Stella: A Retrospective combina obras mundialmente conhecidas com outras raramente vistas e apresentadas ao público, tornando esta exposição uma grande oportunidade para ter uma visão geral do trabalho do artista.
A exposição conta com a curadoria de Michael Auping e estará patente até ao dia 7 de fevereiro de 2016.

wmaa_stella_07_sm_800 - Cópia

wmaa_stella_09_sm_800 - Cópia

Texto: Ana Suzel
Fotografia: Direitos Reservados