599 Visualizações |  Gosto

Festival Silêncio 2016: 4 dias de palavra

Começa amanhã a edição de 2016 do Festival Silêncio, que se prolongará até domingo, dia 3 de julho. Neste festival onde a palavra é o elemento chave, a programação não podia ser mais variada. Como diz a apresentação na página oficial: “O Festival Silêncio é cinema, concertos, conversas, espectáculos, exposições, feiras, intervenções e workshops. É na rua, nas fachadas, nas montras, nas galerias, nos cafés, nos clubes, no museu, na praça.” O eixo onde tudo acontece é o Cais do Sodré, mas as atividades expandem-se por muito sítios diferentes. Mas vamos por partes.

Este ano há uma competição de cinema. A organização convidou aquilo a que chama “poetry filmmakers” de todo o mundo a submeterem filmes ao festival. Os doze finalistas serão exibidos e será escolhido um vencedor. Ainda na secção de cinema do Silêncio, serão exibidos filmes como Odete de João Pedro Rodrigues, Branca de Neve de João César Monteiro ou A Mão Inteligente, um documentário sobre Ana Hatherly realizado por Luís Alves de Matos, que o apresentará.

conversas com atores, escritores, investigadores, etc. e apresentações de livros com a presença dos autores. Há exposições de individuais e coletivas, de fotografia, arte, design, instalação. Há uma feira de editoras independentes e toda uma secção dedicada às crianças. Há muitos, muitos concertos, como Emicida, Old Jerusalem, Lula Pena ou Samuel Úria. E ainda Oficinas e Performances. Tudo isto entre 30 de junho e 3 de julho. Difícil é escolher!

Texto: Gonçalo Mira
Fotografia: Direito Reservados