294 Visualizações |  Gosto

Curtas Vila do Conde comemora 25 anos

O festival Curtas Vila do Conde celebra este ano a sua 25.ª edição com a edição de um livro com textos de 25 convidados, entre eles Rui Poças (diretor de fotografia), Valter Hugo Mãe e Pedro Paixão (escritores), Adolfo Luxúria Canibal e Paulo Furtado, aka The Legendary Tigerman (músicos), os críticos e programadores de cinema João Lopes e António Rodrigues, etc. Além de participarem no livro, estas 25 pessoas “foram convidadas a escolher um filme, apresentado numa das edições anteriores do Curtas Vila do Conde, para uma extensa carta-branca”, refere a organização em comunicado.

Estas escolhas serão distribuídas em várias sessões de cinema que vão exibir obras de cineastas como Manoel de Oliveira, Federico Fellini, Jean-Luc Godard, Maya Deren, Artavazd Pelechian, Chris Marker, Hal Hartley, Miguel Gomes, Matthias Müller, Man Ray, Gus Van Sant e João Pedro Rodrigues, entre outros, adianta a mesma nota.

O festival realiza-se de 8 a 16 de julho. O Auditório Municipal de Vila do Conde, espaço que acolheu as primeiras 18 edições do festival , volta a receber sessões especiais, concertos, performances e uma exposição fotográfica. As sessões das secções principais do certame decorrem, no entanto, no Teatro Municipal de Vila do Conde (ex-Cine-Teatro Neiva), com extensões do programa à Solar – Galeria de Arte Cinemática.

A programação do festival estende-se ainda a áreas como o vídeo, a performance, as artes visuais e a música.

Texto: Magnética Magazine
Fotografia: Direitos Reservados