760 Visualizações |  1

Brassica & Porífera na Verso Branco

No passado dia 6 de maio inaugurou, na Galeria Verso Branco, a exposição ‘Brassica & Porífera’ de Thomas Mendonça e Raquel Fidalgo.
A exposição une as esculturas do artista plástico Thomas Mendonça, com os desenhos de Raquel Fidalgo, numa composição que dá vida à montra desta Galeria da Rua da Boavista, em Lisboa.
As peças de Thomas, expostas primeiramente no Museu Geológico, inserem-se na exposição “Poríferos Preciosos”, adaptadas agora para a parceria com Raquel. Trata-se de uma representação de parte do reino animal, de onde surgem esponjas e alguns corais, inspirados no mundo submarino. “Quando fui convidado para expor aqui o meu trabalho, lembrei-me da possibilidade de haver uma intervenção de outro artista na montra, e convidei a Raquel porque está a passar agora por uma fase de desenhos muito reais e científicos, que iriam fazer todo o sentido em ligação com as minhas peças”, diz o artista.
Raquel Fidalgo foi convidada pelo antigo colega de curso para intervir num vidro, nesta que resultou na sua primeira obra em grande escala. “Ando nos últimos meses a desenvolver trabalho mais relacionado com as naturezas mortas. Comecei por encontrar uma couve no cimento, desenhei-a várias vezes e retratei a sua vida. O meu trabalho faz todo o sentido, interligado com o do Thomas, ele trabalha o barro e a cerâmica de uma forma bastante circular, tudo se cria a partir de um ponto central, e pode crescer infinitamente. A própria construção da minha couve surge também do centro, e as linhas vão-se soltando e só param onde a parede me obrigou a parar.”
A Magnética esteve presente na inauguração. Podem conhecer o espaço assistindo ao vídeo:





IMG_0002_a


IMG_0081_a


IMG_0030_a


IMG_0129_a


IMG_0132_a


Texto: Ana Suzel
Fotografia e Vídeo: Alexandre Murtinheira