634 Visualizações |  1

Ballet Mecánique, uma instalação portuguesa no Burning Man 2018

Chama-se Ballet Mecánique e foi selecionado entre 970 projetos, para participar na organização do famoso festival Burning Man 2018, em Black Rock City, nos EUA.

A peça nasceu como resposta ao concurso de ideias “Burning Man Arts 2018” com o objetivo de criar uma plataforma interativa e experiência criativa que possa ser partilhada, estando assim incluído no reduzido grupo de projetos parcialmente financiados pelo evento.

Esta fusão entre a arquitetura e a instalação artística, foi idealizada por um grupo de alunos de arquitetura portugueses, da Faculdade de Arquitetura e Universidade do Porto. Baseada na cinematografia de Man Ray em “Le Ballet Méchanique” (1924) de Fernand Léger, a ideia é criar uma perceção caleidoscópica do espaço, à medida que as pessoas fazem girar a estrutura. Os fragmentos de espelho que compõem esta peça criam uma metamorfose de imagens que mudam de acordo com o movimento da cúpula, resultando num ambiente ilusório, hipnótico e abstrato.

Ballet Mecánique está neste momento numa fase de crowdfunding que, através do apoio promocional ou financeiro permitirá a sua conceção, mas também o investimento na difusão da arte e cultura portuguesa no estrangeiro.





Texto: Ana Suzel
Fotografia: Direitos Reservados