630 Visualizações |  Gosto

Abril é mês de “ler em todo o lado”

Lançamentos, apresentações de livros, sessões de autógrafos, leituras públicas, workshops, exposições, promoções e descontos, intervenções artísticas e encenações, e feiras de rua. São estas as várias propostas da iniciativa “Ler em todo o lado”, que decorrerá durante o próximo mês de abril em Lisboa. Promovida pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e pela Câmara Municipal de Lisboa, o evento, que já vai na 6ª edição, pretende promover os hábitos de leitura, o gosto pelo livro e a narração de histórias junto de diversos públicos – crianças, jovens e adultos, em contexto escolar ou familiar – em diferentes locais da cidade.

“Para incentivar e promover os hábitos de leitura junto de todos os portugueses, o mês de abril chega repleto de atividades próprias para todas as faixas etárias”, refere a organização num comunicado divulgado recentemente. Além das atividades referidas, o programa inclui “ainda horas de contos para todas as crianças”. De acordo com a responsável da Rede de Bibliotecas da Câmara Municipal de Lisboa, citada no documento, a iniciativa “não é só uma máxima, é literalmente sair para os jardins, cafés e mercados com as suas leituras pela mão”.

Do programa destaca-se a VI Noite de Encantar, que irá decorrer no dia 2 de abril na Biblioteca de Belém. Segundo a responsável, trata-se de uma atividade “pensada para famílias com crianças com idades entre os 6 e os 10 anos que, ao longo de cerca de duas horas, são desafiadas a partir à descoberta dos contos tradicionais da infância de tantas gerações”.

Texto: Helena Bento
Fotografia: Direitos reservados