595 Visualizações |  Gosto

A 3ª edição do Queer Porto está a chegar

É entre os dias 4 e 8 de outubro que o Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer – volta a marcar ligar na cidade Invicta e desta vez com uma programação transdisciplinar que se divide entre o Teatro Tivoli, Maus Hábitos, malaboadora.porto e Galeria Wrong Weather.

Durante cinco dias, o Queer Porto 3 vai apresentar o que de mais relevante se produziu no cinema queer no último ano, com 30 filmes de 19 países diferentes. Os EUA são o país mais representado, com 11 filmes, seguindo-se Portugal, com 6 filmes.

A Competição Oficial conta com oito longas-metragens de ficção e documentais, entre elas The Wound – de John Trengove – um enredo onde género, orientação sexual e classe social se intersetam para produzir uma imagem da África do Sul dos tempos atuais.


1


Na Competição há ainda filmes como I Am Truly a Drop of Sun on Earth – primeira longa-metragem de Elene Naveriani -, Jours de France – primeira longa-metragem de Jérôme Reybaud -, Juntas, um documentário de Nadina Marquisio e Laura Martínez Duque sobre o primeiro casal lésbico a casar-se legalmente na América Latina, entre muitos outros desta vasta programação. No júri, estará o artista António MV – um dos criadores da BELA TV e membro fundador da escola de imagem em movimento Deus Ex Máquina -, Pedro Bessa, produtor da RTP e ainda a atriz Sara Carinhas.

Destaca-se ainda o ciclo dedicado à representação autobiográfica “This is Me”, onde apresenta a obra de Peter Friedman, autor de um dos mais importantes documentários sobre o VIH/Sida, Silverlake Life: The View of a Close Friend. “This is Me” acolhe várias curtas-metragens e a longa-metragem Tender Fictions, de Barbara Hammer, figura incontornável no cinema experimental, cujo trabalho foca questões da política do corpo.


Silverlake Life


Quem vai estar no Porto nos próximos dias?

Texto: Magnética Magazine
Fotografia: Direitos Reservados